sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A ciclofaixa da Rua 6-A (Ou como passar tinta num problema)

A Ciclofaixa da Rua 6-A em Rio Claro.

Ciclofaixa da Rua 6-A: Camera Olympus PEN meio quadro


To voltando de uma pedalada pela nova Ciclofaixa de Rio Claro, na rua 6-A, confesso, estou assustado e pensando em nunca mais voltar lá. Mas vamos aos fatos.

A ciclofaixa tem 1.3 km de extensão e aproximadamente 0,9m de largura – Não medi.


Exibir mapa ampliado


Fica numa das vias mais perigosas e que tem maior fluxo de bicicletas na cidade. O limite de velocidade, oficialmente é 50 km/h, mas não possuí radares e obviamente o limite é pouco respeitado. Foi aqui que aconteceram dois acidentes fatais envolvendo jovens.

Porque gostei:

Gostei porque nosso sonho de discutir bicicleta como meio de transporte em Rio Claro, começa a virar realidade. Alguém resolveu fazer alguma coisa, mesmo que eu ache que está errado, pelo menos está se fazendo e na democracia em que vivemos, abrindo para discussões.

Ciclista usando a ciclofaixa


Porque não gostei:

Bom esta é Bessie no início da ciclofaixa. Um trânsito do mal estava nesse dia. Carros em velocidade e tirando fina!

Alias só sei que é uma ciclofaixa pela intuição, pois não tem nada indicando.

Bessie entrando pela Ciclofaixa


Ai o primeiro absurdo: Um ponto de ônibus sobre a ciclofaixa. Os ciclistas já levam a pior com os carros, mas os dois acidentes que citei foram contra veículos de grande porte: Um caminhão e um ônibus. O mais recente a jovem, ao desviar de um carro estacionado, foi colhida por um ônibus em movimento.


No meio da ciclofaixa tinha um ponto de onibus

Tinha um ponto de onibus sobre a ciclofaixa

Bom, se o enfrentamento entre ônibus e bicicletas é critico, será que colocar um ponto de ônibus sobre uma ciclofaixa é uma boa idéia? Não dá pra tirar os pontos de ônibus daí, mas será que a faixa ta no lugar certo?

Mas não é apenas um ponto de ônibus, são 5! E enquanto o ônibus pega e descarrega pessoas, o que devem fazer os ciclistas? Esperar atrás do ônibus? Arriscar-se sobre a via?

E veja este ônibus andando sobre a ciclofaixa e outro que não consegui fotografar, estava parado antes do ponto de ônibus para desembarque/embarque.

Passou relando...


Mais pra frente outro fato: Carro parado sobre a ciclofaixa. O motorista alegou que a porta do passageiro se abriu, mas do outro lado ele poderia estacionar e ficar o tempo que quisesse. Este motorista brigou com outro ciclista que passava e trocou farpas comigo – Não reagi e fiz que não vi.

Veiculo estacionado sobre a ciclofaixa. E o cara quis engrossar.


Outro carro parado. Este sobre uma faixa de emergência de uma Farmácia. Isso mesmo faixa de Emergência, também sobre a ciclofaixa. A farmácia está ali, ela precisa realmente de uma faixa de emergência, mas novamente, como se comporta o ciclista neste caso. Arrisca-se ou espera? E o que é mais legal a moça parou nesta vaga, mas para ir a padaria que fica ao lado e ainda se desculpou comigo “Desculpa moço é rapidinho”.
Estacionamento de emergência da farmácia sobre ciclovia,
usado para comprar pão na padaria. 

Pela placa ela tem direito de ficar ali por 15 minutos. Fora do horário de pico, cheguei a contar 1 ciclista por minuto neste trecho. Já imaginou 15 ciclistas pedindo passagem?

Ainda como estes foram mais 3 carros sobre a ciclofaixa, parados, desembarcando, manobrando ou “queimando” a faixa.

Depois deste dia, voltei mais duas vezes até a ciclofaixa e contei quatro carros estacionados sobre a ciclofaixa, um inclusive travado e com alarme ligado - Pude deduzir que era alarme pelo led piscando no vidro.

Com quem conversei sobre a "novidade", a sensação que tive foi que a idéia de colocar uma ciclofaixa e de "colocar o ciclista no seu lugar", ou seja, limitar seu espaço na via.

Vale lembrar que em Rio Claro, por suas peculiaridades históricas e topográficas existe um enfrentamento motorista/ciclista e ciclista/motorista. Muitos ciclistas suicidas maculam a imagem deste veículo por aqui.

Em próximos POSTs vou verificar se a policia vem alertando motoristas que estacionam neste local, quero também conversar com motoristas e ciclistas que usam esta ciclofaixa.

Particularmente aconselho aos ciclistas não se arriscarem por esta rua, mesmo pela ciclofaixa. Eu por exemplo uso vias paralelas que são muito mais calmas: levam e trazem aos mesmos destinos.

À prefeitura fica meu apelo que pensem melhor se apenas pintar uma faixa é resolver o problema.

E a mim vou continuar observando porque quero chegar a conclusão que eu sou é chato demais.

Para saber mais sobre Ciclovias e Ciclofaixas, veja estes links:





http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101021/not_imp627574,0.php


Nota técnica:

A primeira foto em meio quadro foi feita com uma Olympus PEN, filme Kodak 400, scanner de negativo, as outras fotos foram feitas com celular Nokia.

12 comentários:

Tom Bike disse...

Parece c/ os problemas numa ciclofaixa do meu bairro http://goo.gl/maps/Gf1z

Na Urbanova tem ciclofaixa dos dois lados http://goo.gl/maps/SvaK 60km/h obedecidos por causa do radar. Muito trânsito no rush da UNIVAP uma grande Universidade no final da Avenida. Nessas horas melhor ir de bike pelo outro lado...

Bacana a foto da Olympus, a gente tinha em Manaus uma Olympus Trip 35, 1976.

Anônimo disse...

Esta é uma ciclofaixa mal preparada.
Por isso elas são feitas na faioxa de maior rolamento.
A Da esquerda!
@MateusZF

Priscila Roberta Foresti disse...

Oiiii Samuca!!!!
Realmente foi uma boa idéia a Ciclofaixa, porém o respeito dos motoristas por ela deve ser fiscalizado, e a mesma deve ser melhor planejada.
Um local que necessita desta faixa, e não sei como ela pode ser feita, é a AV. 8A. Minha mãe uma vêz foi derrubada da bicicleta por um carro e se ela não tivesse caído de pé ela teria entrado de baixo do carro que vinha logo depois do que a derrubou! Quase vi minha mãe morrer!
É um desrespeito a vida!!!!

Anônimo disse...

Fiquei surpreso com a medida de implantar uma ciclo faixa, não esperava essa iniciativa partindo da prefeitura, sem sequer um a baixo assinado.

Utilizo como meio de transporte, bicicleta, moto e carro, quanto a critica feita aos motoristas que estacionaram sobre a faixa, é muito dificil julgalo, pois a faixa não tem nenhuma identificação sequer, pelo fato de andar de bicicleta eu imaginei que a faixa podesse ser uma ciclo faixa, mais so fui ter certeza agora pelo blog, pois não tem nada mais nada mesmo de identificação.

Samuel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Samuel disse...

Uma pessoa ligada a secretaria da mobilidade me informou que esta ciclofaixa ainda não foi concluida e ela ainda se estenderá por mais alguns kilometros e terá sinalização.
Parece que a administração quer mesmo discutir a bicicleta em Rio Claro. Mesmo com criticas, palmas a ela por tocar na ferida!

Bruna disse...

ola, bem na minha opiniao com certeza resolver o problema nao vai, mas ira ajudar mtas pessoas q passam por ali. è uma via complicada tanto para ciclitas e motoristas.meu ponto de vista como motorista, é que mtos mas mtos ciclista nao preservam suas vidas, eles sabem q é uma via rapida e de trafica intenso e querem andar um do lado do outro, ai o carro tem q ficar desviando dos infelizes q ate pode causar um acidente batendo no outro carro, e pior ainda tem carros estacionados...fica complicado. o CICLISTA tem q saber andar, é sempre encostado na guia. Na av. BRASIL é pior ainda, os estudantes nao estao nem ai, bem acho q a prefeitura deviam ampliar essa faixa por mtas ruas.

Unknown disse...

Olá pessoal, acho que a questão aqui é bem maior do que a ciclofaixa. Sempre andei de bicicleta aqui, como quase todos, contudo me recordo bem que são poucos os motoristas que respeitam ciclistas. Não sei se é por eles não andarem de bicleta, se por não terem filhos, irmãos, parentes ou amigos que o fazem ou se é por simples falta de respeito com a vida alheia. Infelizmente este não é um problema simples de ser solucionado. Cabe a nós ao ministério/secretária do tranporte de nossa cidade, para começar, um trabalho/campanha de edudação no trânsito de um modo geral. É um absurdo que carros só parem para pedestres na rua rua 4, em frente a praça pública (isso porque sempre tem guarda lá e eles tem medo de uma eventual multa e pontos na carteira). Me indiquem outra faixa de pedestre na cidade, sem semáforo, que é respeitada?
Então acho que o problema precisa ser combatido em sua raíz. Acredito que se investirmos pesado em campanhas de reeducação do trânsito, talvez nossos filhos ou quem sabe netos tenham o privilégio de desfrutar de um passeio tranquilo e seguro de bicicleta em nossa cidade. Já será um grande avanço.
Por hora, continuo meus passeios de bicicleta, com atenção redobrada e contando com um pouco de sorte também.

Flw galera.

Obs: Sempre utilizem luzes dianteiras e traseiras durante à noite ou jaqueta de segurança com faixas reflectivas.

Anônimo disse...

Acho q o fluxo de veículos é tb a causa de muitos aidentes, mas a falta de educação no trânsito que deveria começar em casa tb colabora, esse trecho é muito perigoso pq quem está de carro acha q pode correr e fazer ultrapassagens e que nada acontecerá pq não temos radares, redutores de velocidade, sei lá...e alguns ciclistas e pedestres tb não respeitam as mãos, esses dias virei a esquina da 5-A e quase peguei uma bicicleta vindo na contra-mão, isso tb não pode né!? Se o carro tem q respeitar as leis de trânsito o pedestre e o ciclista tb! Outra coisa péssima nesse trecho são os alunos da escola Batista Leme, MAL-EDUCADOS que ao sairem da escola não andam na calçada e sim no meio da rua e um do lado do outro, coisa de gente sem educação, tds tem q zelar pelo seu próprio bem estar, e se eu tivesse aropelado o rapaz que estava de bike na contra-mão ainda sairia claro me sentindo super mal e culpada...

Samuel disse...

Oi Bruna, obrigado por seu comentário. De fato alguns ciclistas em Rio Claro esquecem um fato básico no trânsito que o maior responsável pela segurança no transito é você mesmo. Eu digo que ciclista tem que se lembrar que enquanto o motorista paga com pontos na carteira por seus erros, o ciclista paga com pontos na perna, no braço e na testa,mas ele paga também com pontos na perna e no braço por erros alheios também. O problema dos veículos é que em geral eles trafegam pensando que tudo vai acontecer do jeito que eles idealizaram. Vou te contar uma historinha: Um dia eu estava dirigindo minha Parati (que infelizmente vendi, excelente carro), num sábado à tarde, por uma rua completamente deserta. De repente do nada, apareceu um garoto correndo de dentro de casa, voou na frente do meu carro. Eu me assustei, pisei no freio com tudo a ponto de estourar a mangueira do freio. O garoto se assustou e saiu da frente do carro evitando a morte! Eu sai para xingar o garoto, mas ai notei que ele tinha problemas de retardamento mental. Os pais vieram desesperados atrás e me explicaram que ele não sabe reconhecer o perigo e por isso nunca sai de casa sozinho, mas o portão ficou aberto e ele escapou.
Será que os motoristas pensam que coisas assim podem acontecer? Você (ou eu) dirige pensando que um cachorro pode entrar na sua frente do nada? Uma criança pode escapar dos pais e ir para a rua? Um ciclista pode se distrair na sua frente? A bicicleta que está na sua frente pode quebrar? Ou um ciclista a fim de adrenalina pode cortar a sua frente?
Dirigir defensivamente é isso: Esperar que o pior pode acontecer.
Já levei muito susto com ciclistas andando errado, pela contra-mão, fazendo conversões sem avisar, tanto eu estando de carro, moto ou mesmo de bicicleta! Mas tenho de ficar atento, porque coisas inesperadas acontecem e se você estiver sempre no limite, não vai ter por onde escapar.
Só uma coisinha: Na sua mensagem você se refere a “trafica”, O termo é trafego, trafico é de drogas, armas, etc. Trafego é o de veículos, ok?
Abração para você.

Samuel disse...

Oi Luiz. De fato, a faixa da Rua 4 é a mais respeitada da cidade. Mas outro dia presenciei uma cena dantesca com um amigo “eXperto” ! Ele parou o carro na Rua 3, onde tem a “Zona Azul” ou estacionamento rotativo pago. Mas ele parou do lado oposto da via, onde é proibido estacionar. Aí perguntei – “Má o fio, vai parar no proibido estacionar?” – “É, as mocinhas que fiscalizam a Zona Azul não dão trégua, a policia se pegar, vai pedir pra eu tirar, não vai multar logo de cara!”. Infelizmente essa é a realidade de muitos motoristas, preferem confiar na benevolência dos policiais. Tenho grandes amigos que são grandes policiais e eles me contam que agir no transito é complicadíssimo. E quando a policia sai multando todos os carros estacionados do lado proibido da rua é acusada da “industria da multa”. É a industria da multa contra a industria da impunidade.
Repressão não é a solução em longo prazo, mas em curto prazo funciona que é uma beleza. Alias tenho muito respeito pelo trabalho de policiais, um dia quero postar sobre isso.

Samuel disse...

A ciclofaixa ganhou sinalização, mas ainda é muito estreita !